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Cronograma operacional da folha de pagamento

E aí galerinha do DP!

Dezembro chegou e com ele um caminhão de obrigações, não é mesmo!?

Nós do DP e RH, temos que fazer um controle rigoroso para não deixar passar nada, e esse mês em especial temos mais informações na folha, é um mês de férias coletivas e 13º, veja como está o calendário de dezembro:

  • 04/12 – Sexta-feira:

Data de pagamento dos salários referente a novembro.

  • 07/12 – Segunda-feira:

Prazo limite para transmissão da GFIP;

Vencimento do FGTS mensal, e da guia 6/6 do parcelamento da MP 927;

CAGED, apenas para o grupo de empresas ainda obrigados (grupo 4 eSocial).

  • 15/12 – Terça-feira:

Data limite para envio da folha de pagamento ao eSocial (eventos S-1200, S-1210, S-1299 e os demais eventos sem prazo definido);

Transmissão da EFD-REINF;

Transmissão da DCTF-WEB.

  • 18/12 – Sexta-feira:

Pagamento da 2ª parcela do 13º salário;

Envio do eSocial e DCTF-WEB de 13º;

Pagamento do INSS de 13º;

Pagamento da guia de IRRF mensal;

Pagamento da guia de INSS referente a novembro;

Pagamento da guia de CPRB (desoneração);

Data limite para pagamento do 1/3 de férias postergado pela MP 927.

  • 24/12 – Quinta-feira:

PIS sobre folha, para empresas obrigadas.

 

  • 25/12 – Sexta-feira

Natal

 

  • 31/12 – Quinta-feira

Contribuição Sindical, para os admitidos em setembro e que tenham autorizado o desconto em outubro.

 

Em dezembro além de trabalhar com as obrigações do mês, é onde temos a oportunidade de fazer a programação para o próximo ano, onde temos que entregar as obrigações acessórias referente a 2020, e como anda as validações dessas obrigações acessórias? Vocês têm um processo de validação mensal das informações da DIRF? Aquelas validações de plano de saúde, rendimentos pagos, qual a data que foi feito o pagamento, foi dentro do ano de 2020? Lembrando que o prazo para entrega da DIRF é dia 26/02/2021.

Além da DIRF, temos a RAIS que foi substituída pelo e-Social para as empresas do grupo 2, ou seja, será que todas as remunerações dos empregados estão no e-Social? A fata de informações no e-Social pode acarreta em não pagamento do abono do PIS para os empregados. Lembrando que o e-Social e um dos módulos do SPED (Escrituração Publica Digital), e as informações transmitidas são cruzadas com as demais declarações como ECD, ECF, EFD-REINF, E-Financeira, DCTF etc..

As informações transmitidas nos módulos SPED, alimenta a base da dados da RFB, a qual possui um sistema de cruzamento de dados conhecido como T-REX, HARPIA e o HAL, ambas as ferramentas analisam o comportamento dos dados transmitidos nos módulos do SPED, averiguam o que está fora do padrão, após realizam a busca de informações e os cruzamentos, após a o confronto de informação, tanto o PJ quanto a PF, entram na lista de malha cadastro , malha fiscal, malha débito.

Fique atento a sua empresa pode estar correndo risco de entrar para malha fiscal da Receita Federal.

 

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Sobre a autora
Euza Bispo
Euza Bispo
Além de CEO da empresa RH Cont, a profª. Euza Bispo é apaixonada por ensinar e incentivar as pessoas a buscar conhecimento e capacitação. Gestora de Recursos Humanos, Especialista em eSocial e pós-graduanda em Cálculos Trabalhistas, atua na área de RH a mais de 15 anos. A Prof. Euza Bispo dá palestras e treinamentos em empresas, faculdades e entidades como: CIESP Santo André, CIESP Diadema, Associação Comercial de São Bernardo do Campo, ABBI – Associação Brasileira de Bancos Internacionais, Hospital Vital, Rede de Gestores do ABC, AGERH – Associação de Gestores de RH, Faculdade FAMA, etc.
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