Blog

O que é o BPO (Business Process Outsourcing)?

BPO

O que é o BPO (Business Process Outsourcing)?

O BPO mais conhecido, como terceirização da folha de pagamento é uma medida estratégica adotada por gestores de destaque. Afinal, a grande quantidade de dados e informações atuais exigem tecnologia e soluções eficazes.

Para o departamento de Recursos Humanos, realizar a gestão de pessoas de forma eficaz e ainda cumprir as alterações legais parece ser uma tarefa complicada, mas através do BPO (Business Process Outsourcing) esse trabalho pode ser simplificado e otimizado.

 

Como funciona?

Por muito tempo a folha de pagamento foi um trabalho interno, mas com todas as mudanças que vivemos na legislação brasileira, esse processo passou a exigir cada vez mais dos profissionais da área, tendo que fazer melhor gestão de um trabalho que passa a ser cada dia mais minucioso.

A folha de pagamento não trata somente das remunerações pagas aos empregados, ela envolve também o enquadramento correto nos encargos, que difere em indústria e comércio por exemplo.

Além dos prazos a serem cumpridos com as obrigações acessórias tais como o e-Social, que é a forma de escriturar a folha de pagamento no meio digital.

 

Quais os Principais motivos para terceirizar?

O BPO de folha de pagamento é uma das maneiras mais práticas e assertivas para uma empresa, que deseja ter maior gestão e desempenho do seu RH. Veja os detalhes:

 

  1. Melhoria nos processos e boas práticas

 

Nessa escolha, diversos processos importantes podem ser terceirizados. Por terem funções mais burocráticas e geralmente não relacionadas aos objetivos estratégicos da empresa, tendem a ser mais bem controlados por empresas especializadas na área. A seguir estão alguns dos processos de transferência:

  • Calcular e processar salários;
  • Cálculo de adiantamento de salário;
  • Rescisão do contrato;
  • Cálculo de férias coletivas ou individuais;
  • Cálculo de 13º salário;
  • Apuração de encargos e emissão de guias.

 

  1. Reduz riscos e passivos trabalhistas

 

Os gestores têm tantos detalhes, burocracias e responsabilidades, é comum que deixe passar alguma informação importante, o que podem gerar passivos trabalhistas no futuro. Dessa forma, a terceirização da folha de pagamento pode eliminar falhas e trazer mais segurança ao processo.

Outros erros comuns incluem atrasos no envio de obrigações acessórias para o sistema governamental. Isso inevitavelmente gera sanções à organização e eventualmente, até prejudicará o orçamento.

Finalmente, alcançamos segurança por meio de experiência e tecnologia avançada. Especialistas em regulamentações trabalhistas, e o software mais recente garantem que todo o processo esteja livre de erros. O serviço integra um conjunto extremamente grande de leis e integra corretamente os cálculos trabalhistas.

 

  1. Aumenta a produtividade da equipe

 

Para qualquer gestor, uma questão muito importante é encontrar formas de desenvolver a empresa em suas atividades fim. Para aumentar a produtividade, é necessário principalmente proporcionar mais tempo de qualidade.

 

O core business (o foco central da organização) deve continuar a trabalhar e melhorar. Nesse caso, o controle da transferência de responsabilidade pela terceirização da folha de pagamento afetará positivamente o tempo de liberação da equipe para focar na lucratividade.

 

Quer investir no BPO na sua empresa? A EB é uma empresa especializada na área trabalhista atuando em treinamentos presenciais, on-line, consultorias e outsourcing.

Faça uma avalição gratuita toque no link e fale com um especialista https://bit.ly/325BxRC-EB-Treinamentos

Artigo escrito por Juliano Oliveira, Professor parceiro na EB Treinamentos.



Sobre a autora
Euza Bispo
Euza Bispo
Além de CEO da empresa RH Cont, a profª. Euza Bispo é apaixonada por ensinar e incentivar as pessoas a buscar conhecimento e capacitação. Gestora de Recursos Humanos, Especialista em eSocial e pós-graduanda em Cálculos Trabalhistas, atua na área de RH a mais de 15 anos. A Prof. Euza Bispo dá palestras e treinamentos em empresas, faculdades e entidades como: CIESP Santo André, CIESP Diadema, Associação Comercial de São Bernardo do Campo, ABBI – Associação Brasileira de Bancos Internacionais, Hospital Vital, Rede de Gestores do ABC, AGERH – Associação de Gestores de RH, Faculdade FAMA, etc.
Postagens Recentes
23 de novembro de 2020
O que é Implantação BPO (Business Process Outsoursing)
  Como fazer uma implantação de BPO de sucesso O BPO traz soluções eficazes ao seu...
0
11 de novembro de 2020
O que é o BPO (Business Process Outsourcing)?
O que é o BPO (Business Process Outsourcing)? O BPO mais conhecido, como terceirização da folha...
0
27 de outubro de 2020
Novo Cronograma e as Mudanças do eSocial
📌 Seeeeeeeeeeextou com S de Saudades, cheio de eSocial na cidade! 📣📣📣📣 Olá,...
0